Minístro


Jesus Faria Maiato

Nasceu na Província de Luanda, Município do Rangel aos 28 de Agosto de 1969.

Fez os seus estudos primários na Casa dos Rapazes de Luanda e no Município de Quiculungo, o ensino secundário em Ndalatando, Cuanza Norte e o ensino médio no Seminário Maior de Luanda, onde concluiu o 2º ano do curso superior de filosofia.

Licenciatura em Segurança Social – Instituto Superior Politécnico Internacional adstrito a Universidade Internacional de Lisboa em 1995.

Especialização em Segurança Social – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Brasil em 2011.

MBA em Gestão de Empresas – Fundação Getúlio Vargas em 2015.
Docente do Seminário Maior de Luanda em 1997 e 1998 (introdução à ciência política).

Docente do Instituto Superior João Paulo II adstrito a Universidade Católica de Angola (direito do trabalho e segurança social) 2014 – 2017.

Docente no curso de mestrado da Faculdade de Ciências Sociais adstrita a Universidade Agostinho Neto (direito do trabalho) 2015 e 2016.

Formador do ex-Instituto Nacional de Administração Pública e da Ex-Escola Nacional de Administração (ENAPP) 1997 – 2017).

Membro do Grupo Técnico para as questões jurídico legais do Conselho de Ministros de 2007 – 2017.

Membro da Comissão Executiva do Plano de Modernização da Segurança Social de 2005 – 2017.

Participação na elaboração de legislação sobre administração pública, trabalho e segurança social.

Participação em várias formações nos domínios da Administração Pública, Trabalho Segurança Social, Inspecção do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos.

Palestrante em conferências e seminários sobre temáticas relacionadas com a administração pública, trabalho e segurança social.

Ingresso no Ministério do Trabalho e Segurança Social, na categoria de técnico médio equiparado de força de trabalho em de1990.

Em 1997 enquadrado na categoria de Técnico Superior de 2ª classe, na Direcção Nacional da Segurança Social.

Em Julho de 1998, nomeado chefe de Departamento de Organização Administrativa da Direcção Nacional de Administração Pública.

Em Janeiro de 2000, nomeado director do Gabinete Jurídico do MAPESS.

Em Fevereiro de 2006, nomeado interinamente director nacional de Segurança Social, em regime de acumulação com o cargo de director do Gabinete Jurídico, cargos que acumulou até Outubro de 2017, altura em que foi nomeado Ministro da Administração Pública Trabalho e Segurança Social.

Translate »