Como pode o trabalhador saber se está inscrito e contribui para a Segurança Social?

  •   Qui, 06 de dezembro de 2018, 8:10
  •   113 Views
  •   0
  •    

Há diversas formas de saber se a empresa (contribuinte) tem intenção de inscrever ou efectivamente inscreveu o trabalhador. Vejamos algumas:

a. Quando o trabalhador é recrutado para uma vaga de emprego, entre outros documentos, a empresa (contribuinte) deve entregar e solicitar ao trabalhador o preenchimento  do modelo de inscrição na Segurança Social, caso este ainda não esteja inscrito. No caso de este já estar inscrito, deve solicitar-lhe uma cópia do cartão de segurado ou número da Segurança social.

b. Caso seja a primeira vez que a empresa (contribuinte)  inscreva o trabalhador, esta deverá entregar o CARTÃO DE SEGURADO assim que o obtenha junto à Segurança  Social. Exija junto do Departamento dos Recursos Humanos da Sua empresa este Cartão.

c. A Entidade Empregadora deve, semestralmente, prestar informações por escrito aos trabalhadores sobre a sua situação contributiva na Segurança Social.

d. Dirigir-se aos serviços de atendimento da Segurança Social para saber se a empresa (contribuinte) o inscreveu e tem pago as suas contribuições.

Fonte:

Este poste foi útil para si?

Deixa o seu comentário!


Translate »