Mais de 60 mil cidadãos, de todo o país, vão beneficiar, este ano, de kits profissionais e micro-créditos, no âmbito do programa Jovens e Oportunidades de Bons Empregos (JOBE), o anúncio foi feito hoje, na província do Cubango, pela ministra da Administra Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Teresa Rodrigues Dias falava durante lançamento do programa JOBE Angola, que contemplou mais de 400 jovens, beneficiados com materiais de recolha e tratamento de resíduos sólidos, manutenção de vias, limpeza de sarjetas, pintura de lancis e poda de árvores, assim como de jardinagem em parques de recreio.
A ministra revelou que até ao momento, o programa JOBE Angola, já beneficiou mais de 17 mil jovens das províncias de Benguela, Bié, Cubango, Huambo e Luanda,estando previsto, brevemente, o próximo lançamento no Namibe.
Teresa Rodrigues Dias assegurou que com a implementação destas iniciativas, pretende-se diminuir a carência de empregos no seio da juventude, que vão passar por um processo de selecção, para formação técnica e de gestão de negócios, e posterior a formalização das cooperativas e a respectiva inscrição no Sistema de Segurança Social.
A dirigente apelou a todos os jovens beneficiários, ao uso correcto dos meios que receberam, para que estejam imbuídos de responsabilidade e espírito de cooperativismo, de modo a incentivar outros cidadãos, que ainda não beneficiaram deste projecto.
A titular do MAPTSS explicou que o programa JOBE Angola mantém o foco na formação técnica e comportamental, em módulos sobre a cidadania e emprego, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, assim como na gestão ambiental.
Para os cidadãos que tenham interesse em usufruir destas oportunidades, recomendou, que devem fazer inscrições nos 163 Centros de Formação Profissional e 78 Centros de Emprego, tutelados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), ou ainda, por via dos canais electrónicos.
Teresa Rodrigues Dias garantiu que o Executivo continua comprometido com o fomento da empregabilidade e da formação profissional, tendo em vista a criação de empregos dignos e sustentáveis.
Prioridade aos mais vulneráveis
A ministra do MAPTSS destacou que programa JOBE dá prioridade aos jovens mais vulneráveis, que estão sedentes e ausentes de rendimentos para conseguir sobreviver, com o mínimo de dignidade que o ser humano deve ter.
Teresa Rodrigues Dias disse que as Políticas Activas do Emprego, devem continuar a fazer o seu caminho de forma integrada, a fim de, conseguir almejar com sustentabilidade empregos duradouros, cuja concretização se efectivará com a mudança criteriosa na capacitação dos formandos.
A governante realçou que os formandos têm de estar preparados para as acções do empreendedorismo, autoemprego, recepção de microcréditos e dos estágios Profissionais remunerados, como forma de fomentar a empregabilidade.


Deixa o seu comentário!