Teresa Rodrigues Dias anunciou que o JOBE Angola é um relevante instrumento de Política Activa de empregabilidade que, permite materializar os compromissos assumidos da Agenda Nacional para o Emprego.
O projecto, esclareceu, é operacionalizado por meio do financiamento do Fundo Nacional de Emprego de Angola (FUNEA), para apoiar cidadãos com iniciativas empreendedoras, através da disponibilização de recursos que seriam destinados aos projectos de emprego, com impacto, não só na renda das famílias, mas essencialmente, na melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos.
Nesta conformidade, salientou, o FUNEA prevê várias iniciativas, de promoção de empregabilidade, que permitem aumentar a incidência e a intensidade das Políticas Activas de Emprego de inserção no mercado de Trabalho, em quem são destacados a formação de curta e média duração, Estágios Profissionais, Projecto de Inserção de Catadores de Resíduos (PICAR), Contratos Locais de Emprego e Inserção (CLEI) e o incentivo ao empreendedorismo, através do Crédito Amigo, dirigido às cooperativas, para empreenderem na agricultura, pesca e pequena indústria.
Além da província do Namibe, o JOBE já foi lançado no Bié, Benguela, Cubango, Huambo e Luanda, tendo apoiado jovens que cumpriram com os procedimentos metodológicos, que passam essencialmente por candidatura ao projecto nas várias iniciativas, processo de selecção e orientação junto dos centros de emprego, formação dos potenciais beneficiários e a formalização das actividades, junto à Segurança Social e da administração municipal, para o licenciamento das actividades económicas.
A governante destacou que para o projecto de inserção social dos catadores de resíduos e os contratos locais de emprego e inserção, os jovens precisam estar organizados em cooperativas, um processo que, igualmente, conta com o apoio dos Centros de Emprego, para orientar os jovens.
Teresa Rodrigues Dias enfatizou que os jovens não devem apenas ansiar em receber os kits e beneficiar das formações profissionais, devem ter sempre presentes os propósitos das acções aqui implementadas.
“Espero que sigam os pressupostos apreendidos na Formação Técnica e Comportamental e realizem com sucesso, usando de modo racional e eficiente os recursos que vos foram alocados, para que os empregos gerados possam ser efectivamente conservados”, disse a ministra.














Deixa o seu comentário!