A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, está comprometida com a Campanha Nacional Contra o Cancro do Colo do Útero, que angola realiza, pela primeira vez, de 27 de Outubro a 7 de Novembro, em todo o país.

A campanha prevê vacinar cerca de dois milhões de meninas e adolescentes, dos 9 aos 12 anos, com uma dose única da Cecolin.

Teresa Rodrigues Dias demonstrou o seu apoio, hoje, durante o lançamento da campanha, que está ser liderada pela Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, na condição de embaixadora, numa acção promovida pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta e a ministra da Educação, Luísa Grilo.

A campanha conta com o apoio do representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Indrajit Hazarika, assim como de profissionais da Saúde, professores, pais, encarregados de educação, líderes comunitários, representantes das organizações femininas e da sociedade civil.

Nesta primeira fase, a campanha vai ser realizada nas escolas, com equipas da saúde a trabalhar em colaboração com professores e educadores, posteriormente, as equipas móveis se deslocam nas zonas mais remotas, assim como também vai estar disponível nas unidades sanitárias identificadas para administrar a vacina contra o cancro do colo do útero.

O segundo momento estará reservado para a introdução da vacina no calendário nacional de vacinação, a partir de 2026, passando a fazer parte da rotina e garantir que todas as meninas entre os 9 e 12 anos sejam vacinadas anualmente.