SIAC e ENAPP realizam mesa redonda e ambiente de festa a mais de 500 crianças

  •   Qua, 05 de junho de 2019, 6:04
  •   890 Views
  •   0
  •    

A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) e o Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) realizaram, em Luanda, no Dia Internacional da Criança, o Congresso Miriam, uma actividade que contou com a presença do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa e o Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.

O Congresso serviu para reflectir sobre os direitos das crianças, em homenagem ao dia 1 de Junho, comemorado no sábado. O primeiro Congresso Mirim reuniu cerca de 500 crianças, na ENAPP, que foram os principais protagonistas dos debates, mesas redondas e palestras, onde foram abordados vários temas como; a Criança como Prioridade da Nação, a Condição da Criança em Angola – Sistema de Protecção da Criança, os seus Direitos e os 11 Compromissos de Angola.

Welwitschia Januário, uma menina de 13 anos, que reside na Centralidade do Kilamba, durante a sua dissertação, defendeu que todas as crianças têm os mesmos direitos, independentemente das circunstâncias, elas merecem ser registadas e estar dentro do sistema de ensino.

Durante a apresentação da sua palestra com o tema “Angola e os 11 compromissos do Estado para com as crianças”, recebeu muitos aplausos da plateia, pedindo a construção de centros de acolhimentos para as crianças, alertou que a criança é inofensiva e não deve ser julgada. Criticou que a falta de organização dos pais, que faz com que elas fiquem vulneráveis.

Por isso, “o Estado deve abrir os olhos e intervir mais sobre os seus direitos. Muitas crianças não têm razões de estarem fora do sistema de ensino, merecem o Registo de Nascimento. O Governo sabe que as crianças são o futuro do amanhã, por isso, deve aprofundar mais sobre os direitos delas. Se querem ter pessoas responsáveis e educadas no futuro, é preciso que todos colaborarem, porque a falta do cumprimento dos seus deveres apenas prejudica a elas”, disse Welwitschia Januário.

O Governador Provincial de Luanda, Sérgio Luther Rescova considerou que o Dia Internacional da Criança representa um motivo de muita satisfação. Afirmou que as preocupações das crianças estão nas prioridades principais dos programas do Estado.

“È prioridade do Governo de Luanda, garantir mais atenção, saúde, escola e mais harmonia para todas as crianças”, disse o governador.

Fonte: GCII - MAPTSS

Este poste foi útil para si?

Deixa o seu comentário!


Translate »