A ministra revelou que no domínio da Formação Profissional Itinerante, através dos programas Avanço e Capacita, concluíram com sucesso, a formação, em Luanda, 1.450 jovens em diversos cursos profissionais.

A nível do programa de Estágios Profissionais, em Luanda, anunciou, frequentaram com êxito 260 cidadãos.

Em relação ao programa de Incentivo ao Empreendedorismo, revelou, o apoio com microcréditos beneficiou 96 jovens com iniciativas empreendedoras.

No capítulo das 13 cooperativas, beneficiou, ontem, 420 cidadãos associados.

A ministra Teresa Rodrigues Dias informou que neste mês de Fevereiro, no âmbito do programa JOBE, serão atribuídas 300 bolsas de formação ao Governo de Luanda, principalmente, aos jovens em situação de vulnerabilidade, nas áreas de Mecânica, Produção Industrial e Automóvel,Transportes, Logística e Desenvolvimento, Tecnologias de Informação e Comunicação, Metrologia, assim como Electricidade, Energias Renováveis e Mecatrónica, destinadas ao Centro Integrado de Formação Tecnológica do Rangel (CINFOTEC), com vista a frequentarem cursos especializados e alinhados às necessidades do mercado de trabalho.

Esta medida, explicou, decorre das experiências positivas, que se tem testemunhado com a implementação de bolsas,beneficiando a região Centro Sul do país, o que tem permitido a Formação Profissional no CINFOTEC Huambo.

Está formação, disse, serve também de aposta na capacitação e preparação dos quadros jovens, para darem resposta ao desenvolvimento do Corredor do Lobito, por ser uma grande aposta do Executivo para o desenvolvimento do país.