A ministra do MAPTSS pediu aos responsáveis do INEFOP, a elaboração de um memorando sobre as necessidades de formação profissional para o Corredor do Lobito, a fim de, antecipar as necessidades de competências, que poderão resultar da implementação deste importante e estratégico projeto do Executivo.
Teresa Rodrigues Dias apontou, também, a materialização da implementação da Academia de Alta Costura, através do Programa de Desenvolvimento e Empregabilidade do Sector de Confecções de Angola (PRODESCA), em parceria com a Associação das Indústrias Têxteis de Angola (AITECA), assim como dinamizar com maior intensidade o programa de estágios profissionais.
Dos objectivos traçadas para este ano, foi destacado a organização do Fórum Nacional para Reflexão dos 50 anos da Formação Profissional em Angola, em alusão aos 50 anos da Independência Nacional.
A ideia do fórum, disse, é reflectir o passado e presente, traçar um caminho para o futuro que se pretende alcançar, com envolvimento de actores nacionais e internacionais, incluindo a sociedade civil, empresas, profissionais, academia.
Importância da Formação Profissional
A ministra destacou o papel e a importância que a formação profissional e o emprego desempenham no país, enquanto factores de competitividade e produtividade dos trabalhadores, como uma forma de dignificação e realização das pessoas, enquanto seres sociais, por ser no emprego, onde está a garantia do rendimento e a ocupação útil dos cidadãos.
O Executivo assumiu o desafio de reduzir a taxa de desemprego, que actualmente situa-se em torno dos 32,4 por cento, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a realização deste encontro, reveste-se de grande importância, pois é um momento privilegiado para a reflexão, debate e a definição de estratégias que norteiam o funcionamento deste órgão.
Depois de ter cumprido uma agenda de trabalho em Benguela, com a realização de várias acções do INEFOP, marcada pela abertura do Ciclo Formativo 2025, lançamento do programa JOBE, assim como as reinaugurações dos centros de emprego nomeadamente, o Centro Local de Empreendedorismo e Serviços de Emprego (CLESE), em Benguela e do Centro de Emprego do Lobito.
Deixa o seu comentário!