O Protocolo da SADC visa promover o emprego inclusivo e produtivo, combater as desigualdades no Mercado de Trabalho e criar novas formas de Governança sobre a Migração Laboral.

Este mecanismo da SADC, tem registado avanços significativos desde 2024, com adesão do protocolo de quatro novos Estados-Membros, demonstrando o compromisso crescente da região com as metas estabelecidas.

A ratificação universal da SADC, segundo o documento, ainda é um dos principais desafios para consolidar os objetivos da região.

O encontro contou com a presença de 13 Estados-Membros, a delegação de Angola foi presidida pela ministra do MAPTSS, Teresa Rodrigues Dias, contou com a participação de Parceiros Sociais, representantes dos Empregadores e Trabalhadores, incluindo a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Durante o encontro, esteve em avaliação a implementação do Protocolo da SADC sobre Emprego e Trabalho e a análise das Normas Internacionais Laborais ratificadas pelos países da região.

Durante o evento, os ministros também analisaram melhorias em áreas como Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Migração Laboral, Políticas Nacionais de Emprego, Quadro Regional de Qualificações, assim como a implementação do Observatório Regional do Emprego.

No encontro foi destacado, ainda, a necessidade de políticas inovadoras para equilibrar os impactos das mudanças tecnológicas e fomentar economias verdes na região.

A SADC promoveu, também, algumas actividades temáticas, como visitas técnicas, com o objectivo de partilhar experiências e boas práticas entre os países membros.

A reunião reforçou o compromisso dos Estados-Membros da SADC com a promoção do desenvolvimento laboral inclusivo e sustentável, posicionando a região como uma referência na busca de padrões globais de qualidade no trabalho.