O Instituto Nacional de Qualificações (INQ), recebeu, hoje, em Luanda, o Conselho Nacional da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), de Moçambique, onde aproveitaram trocar experiências sobre os serviços praticados pelas duas instituições.

A visita ocorreu numa altura em que o INQ comemora, hoje, o seu terceiro aniversário, desde que passou a reconhecer e certificar as aprendizagens ao longo da vida e os mecanismos que articulam o ensino técnico-profissional e a formação profissional com o mercado de trabalho, em Angola.

A delegação moçambicana estava constituída por responsáveis e quadros seniores do Conselho Nacional da Qualidade do Ensino Superior (CNAQ), órgão que também coordena o processo de desenho de qualificações.

A visita do CNAQ tinha como objectivo inteirar-se sobre o funcionamento do INQ, aferir o grau de implementação e os instrumentos do Sistema Nacional de Qualificações em Angola, assim como a partilha de experiência e a constatação das boas práticas entre as duas entidades.

A directora-geral do INQ, Edgarda Sacramento Neto, apresentou o quadro actual do instituto e o sistema de Qualificações que coordena e enalteceu a partilha e a colaboração existente entre o INQ e a Autoridade Nacional de Educação Profissional (ANEP).

Por esta razão, o CNAQ manifestou apoio com a implementação do Sistema de Garantia de Qualidade no Ensino Secundário Técnico-Profissional e da Formação Profissional em Angola.

Na ocasião, o director para Promoção da Qualidade do CNAQ e na qualidade de chefe da delegação, Jorge Jaime Fringe, agradeceu a hospitalidade e enalteceu o INQ pelas conquistas alcançadas, num curto período de tempo e prometeu apoiar no que for necessário.