A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas formou, de 4 a 9 de Agosto de 2025, na Feira de Municípios e Cidades de Angola (FMCA), realizada na província de Benguela, 540 funcionários das administrações municipais, governos provinciais, representações locais de institutos públicos, assim como trabalhadores de empresas públicas e privadas.

Os dados foram avançados , em Luanda, pela Presidente do Conselho de Administração da ENAPP, Sandra Rodrigues Alves, ao fazer um balanço da participação da instituição na FMCA.

A PCA da ENAPP destacou que os cursos dados foram das áreas de “Gestão Estratégica de Recursos Humanos”, “Elaboração e Gestão de Projectos”, “Gestão por Objectivos”, “Liderança e Gestão de Pessoas” e “Novas Ferramentas de Gestão no Tratamento de Informação”

Sandra Rodrigues Alves revelou que a ENAPP tem vindo a desempenhar um papel fundamental na capacitação de quadros da administração pública, sendo que foi prestigiada com a visita do Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, que elogiou a iniciativa, pelo facto de agregar no mesmo espaço formações que só agregam os gestores públicos.

O Presidente da República, durante a visita a stand da ENAPP esteve acompanhado pelos Ministros de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida e da Casa Militar, Francisco Pereira Furtado.

A stand da ENAPP, revelou, recebeu ainda a visita de diversos titulares de departamentos ministeriais, onde foi realizado um Podcast sobre a sua participação na FMCA.

Durante o Podcast, foram abordados temas como “O Papel da ENAPP na Formação de Quadros para a Administração Pública Local, “Desafios e Oportunidades da Descentralização Administrativa em Angola, e “As Iniciativas de Capacitação dos Funcionários Públicos Locais”.

A Feira de Municípios e Cidades de Angola 2025 decorreu na província de Benguela, de9 a 11 de Agosto e contou com a participação de 21 províncias e 326 municípios. 

O evento constitui uma plataforma importante para o debate sobre governação local e modernização administrativa, assim como para a partilha de experiências e boas práticas entre os diferentes municípios do país.

A ENAPP, revelou Sandra Rodrigues Alves, vai continuar a desenvolver actividades de capacitação, reafirmando o seu compromisso com a formação de quadros qualificados para a Administração Pública.

A PCA informou que os cursos à distância ainda não estão a ser implementados por ausência de uma plataforma e-learning, mas nas perspectivas apresentadas constam a criação desta plataforma de formação à distância para breve, assim como prevê cursos no formato híbrido com recurso à plataforma zoom.

A dirigente realçou que com a fusão da das três escolas vocacionadas para formação de quadros, nomeadamente, ENAD, IFAL, INFORFIT, a ENAPP transformou-se numa empresa pública com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, congregando a função que as três instituições tinham em separado, com atribuições nos domínios da formação, pesquisa e consultoria, ficou com a missão de formar os quadros da Administração Pública Central e Local, assim como do sector empresarial público e privado.

Com este leque de atribuições, explicou, no quadro das reformas do Estado, acrescentou-se a Entidade Recrutadora Única (ERU), instituída por Decreto Presidencial Nº 207/20 de 03 de Agosto, dando competências a ENAPP para organizar e gerir os procedimentos do Concurso Público, visando maior racionalidade, imparcialidade, transparência e garantir a sua celeridade.