A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) formou, este ano, 26.981 agentes da Administração Pública e Lical do Estado, correspondendo a 135 por cento do grau de execução, tendo já alcançado 85 por cento da meta definida para o quinquénio 2022-2027, os dados foram divulgados, hoje, em Luanda, pelo Secretário de Estado para Administração Pública.

Domingos Filipe falava durante o encerramento do ano formativo 2025 da ENAPP, em que destacou que a meta anual foi ultrapassada em cerca de 35 por cento onde estava previsto a formação para 20 mil formandos.

Os resultados alcançados, disse, reflectem o empenho colectivo do Conselho de Administração da ENAPP, do seu corpo técnico e pedagógico, assim como a dedicação dos formandos, que souberam conciliar as exigências profissionais com o rigor académico, demonstrando elevado sentido de responsabilidade, disciplina e compromisso com o serviço público.

O secretário de Estado reconhece que ao longo do ano a ENAPP direccionou a sua estratégica formativa para garantir a capacitação dos quadros da Administração Pública e com uma preocupação especial no Capital Humano das estruturas administrativas recém-criadas pela Nova Divisão Política Administrativa.

O balanço da ENAPP, disse, é a prova inequívoca da aposta do Executivo em garantir que a qualidade dos serviços prestados pelos funcionários públicos estejam alinhados aos grandes desafios macroeconómicos e sociais, através da capacitação dos quadros da Administração Pública em diferentes níveis e sectores.

Domingos Filipe reiterou que a formação foi uma estratégica do titular do poder Executivo, e uma das provas foi a sua intervenção no Fórum Nacional do Capital Humano onde destacou os resultados alcançados na Formação de quadros angolanos nos últimos anos que passou a citar: “A Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas ajustou a oferta formativa ao plano de desenvolvimento do capital humano e alterou o seu plano de formação, o que permitiu conceber cursos ajustados às necessidades da Administração Pública, assim como para a formação do pessoal da área de atendimento directo ao cidadão. Essas acções de formação permitiram capacitar de 2023 a 2024, 56.434 funcionários públicos”. Fim de citação.

O contexto actual da Administração Pública angolana, destacou, exige funcionários públicos e agentes administrativos cada vez mais preparados, éticos, inovadores e orientados para resultados, onde se impõe que os quadros da administração pública sejam capazes de responder com eficiência e eficácia aos desafios da transformação digital, boa governação, transparência, gestão eficiente dos recursos públicos e da prestação de serviços centrados no cidadão.

Enquanto órgão de superintendência, referiu, o MAPTSS reafirma o seu compromisso em continuar a apoiar a ENAPP, fortalecendo as suas capacidades institucionais, pedagógicas e tecnológicas, de modo a garantir uma formação pública cada vez mais qualificada, inclusiva e ajustada às necessidades reais do Estado e da sociedade angolana.

Domingos Filipe reconheceu o contributo dos parceiros nacionais e internacionais, que ao longo deste ano formativo, contribuíram de forma decisiva para o sucesso das acções desenvolvidas pela ENAPP, nomeadamente o Ministério da Administração do Território, Ministério das Finanças, Provedoria de Justiça, Banco Mundial, PNUD, Serviço Nacional de Contratação Pública, Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Governos Provinciais e as Administrações Municipais, cuja colaboração reforçou a qualidade, credibilidade e o alcance das formações. Já