A Presidente do Conselho de Administração da ENAPP, Sandra Rodrigues Alves, informou, que a formação vai ser realizada, também, em quatro províncias do país, nomeadamente, Benguela, Cabinda, Cuando e Huambo e espera que seja um marco de crescimento pessoal e profissional.

Sandra Rodrigues Alves falava durante o lançamento do curso de Formação de Formadores sobre a Resiliência ao Trauma Liderada pela Comunidade, realizado em parceria com a Provedoria de Justiça, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).

A formação, revelou, tem uma carga de 35 horas, e pretende-se que os participantes no final da formação sejam capazes de identificar sinais e sintomas de traumas, compreender os processos do trauma, desenvolver técnicas e abordagens para intervenções eficazes com indivíduos traumatizados.

A dirigente lembrou que esta formação é fruto do acordo rubricado no dia 7 de Maio, deste ano, entre a ENAPP e a Provedoria de Justiça, onde foi lançado o “Projecto Audiências Virtuais do Provedor de Justiça”, uma iniciativa estratégica, que visa introduzir e digitalizar os serviços de atendimento, garantindo maior acessibilidade e eficiência no tratamento das queixas e preocupações dos cidadãos.

Sandra Rodrigues Alves esclareceu que a parceria está focada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), concretamente no ponto 17, que diz respeito a parcerias e meios de implementação, da Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável de Angola.

A ENAPP como entidade vocacionada para formação e capacitação dos quadros da administração pública central, esclareceu, vai dar sequência ao curso sobre Resiliência ao Trauma Liderada pela Comunidade, que decorre até ao dia 27 de Junho, em Luanda.

A formação, explicou, visa capacitar profissionais para reconhecer, entender e intervir eficazmente em casos de traumas, com foco especial no fortalecimento da resiliência dentro da própria comunidade.

Na ocasião, a delegada se Justiça e Direitos Humanos, em representação do governador provincial de Luanda, Vicentina Vera Cruz considera a formação fundamental para facilitar o atendimento das pessoas que sofreram algum trauma, por esta razão, desejou a todos, excelente formação e que tenham uma equipa coesa e dedicada.