Na ocasião, o representante das comissões sindicais confirmou que o cumprimento do Salário Mínimo Nacional tem sido cumprido na sua maioria pelas entidades empregadoras do Estado, e prometem continuar a trabalhar na fiscalização das empresas que não cumprirem com o Decreto Presidencial.

Os sindicatos, disse, pretendem, ainda, que se cumpra com o actualização dos salários em Janeiro do próximo ano, sendo que até ao momento já foram cumpridos 25 por cento, faltando agora 75 por cento.

Os representantes das entidades patronais garantiram que estão alinhados com o Decreto Presidencial, e garantem elevar o número de empregos, tal como o Executivo definiu.

A reunião entre o MAPTSS e o GTEESMN serviu para definir o alinhamento e o compromisso, junto das organizações sindicais, por ser um processo essencial para garantir a efectiva aplicação do Diploma, no âmbito da entrada em vigor do novo Salário Mínimo Nacional (SMN), assim como promover a transparência, reforçar o diálogo social e prevenir os conflitos laborais.

O encontro teve, ainda, como objectivo, esclarecer duvidas e sensibilizar a importância do cumprimento do Decreto Presidencial, assim como reforçar a articulação institucional para a fiscalização e acompanhamento da aplicação do SMN