Feira de talentos da Jobartis junta 40 empresas

  •   Qua, 05 de junho de 2019, 1:34
  •   452 Views
  •   0
  •    

Adão Tavira - Director Geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação profissional

A Feira de Talento da Jobartis juntou 40 empresas em Luanda, no Centro de Conferências de Belas, no último fim-de-semana, num espaço que reuniu os principais empregadores do país e abriu oportunidades de empregos para milhares de jovens que visitaram o local.

O director-geral do Instituto Nacional de Emprego e Formação profissional (Inefop) Adão Tavira, que testemunhou o encontro, em representação do ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, disse que a feira serviu de grande expectativas, abriu novos horizontes, um diálogo exigente sobre o emprego e empreendedorismo, bem como a intermediação de mão-de-obra qualificada e o intercâmbio de informações que podem impactar na colocação dos jovens no mercado de trabalho.
O director-geral do Inefop referiu que o emprego é considerado como uma variável superficial, influenciado pela conjuntura económica nacional e internacional, sendo apontada como uma das prioridades do Executivo.

Adão Tavira referiu que esta premissa, impõe a implementação de programas e medidas de redução do desemprego, em colaboração com os demais sectores, promovendo o seu crescimento e estabilidade, para a promoção da coesão social e territorial, bem como o desenvolvimento dos cidadãos
O director enalteceu que as empresas têm um papel fundamental na geração de empregos, uma vez que são elas as responsáveis pela absorção da mão-de-obra qualificada.

Referiu que o cenário actual da economia, que apesar da grande oferta de mão-de-obra existente, o sector produtivo não tem capacidade para absorver a força de trabalho disponível, resultando numa taxa de desemprego estimada em 28 por cento, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), lançados recentemente.

O explicou que a capacidade de geração de empregos e de renda ao nível da economia tem sido bastante reduzida, provocando efeitos perniciosos perante o quadro definido para o cumprimento dos objectivos previsto no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2018-2022.

Diante desta realidade, acrescentou, o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, traçou políticas e adoptou um conjunto de medidas estruturais, que induzem a geração de empregos e consequentemente a inserção de jovens na vida activa.

Adão Tavira lembrou que o Plano de Acção de Promoção à Empregabilidade, denominado PAPE, serve de instrumento de gestão operacional dos objectivos expressos nos programas traçados pelo PDN 2018-2022, relativos ao reforço da capacidade do Sistema Nacional de Formação Profissional e da Promoção da Empregabilidade, respectivamente.

A Feira de Talento da Jobartis contou com uma série de actividades gratuitas ligadas ao emprego, em particular, com a realização de palestras que decorreram em paralelo, teve a participação de palestrantes das empresas Webcor, Ucall, Opaia, Contidis, entre outras.

Fonte: GCII - MAPTSS

Este poste foi útil para si?

Deixa o seu comentário!


Translate »