De acordo com a ministra do MAPTSS, as principais metas da ENAPP para este ano, é formar mais de 20.000 quadros da Administração Pública e do sector Empresarial Público e Privado e realizar o Congresso Internacional da Administração Pública, no âmbito das festividades dos 50 anos da Independência Nacional.

A escola, disse, quer dinamizar o ensino à distância, por via da implementação de uma plataforma e-learning, assim como efectivar o Observatório da Administração Pública, assegurar a criação e lançamento do Prémio Investigador e Formador do Ano, realizar as Jornadas Nacionais Técnicas da Formação de Quadros e produzir o Boletim Estatístico sobre os Recursos Humanos da Administração Pública.

Dentro das metas e objectivos, a ENAPP, pretende, ainda, realizar um Ciclo Nacional de Seminários e Cursos para Administração Local do Estado.

A ministra referiu que capacitar e formar os quadros da Administração Pública, constituem uma forma de garantir a competitividade e a internacionalização da economia do país, na medida em que se promove a meritocracia, eficácia e eficiência dos Serviços Públicos. Por esta razão, o Executivo criou o Plano Operacional Angola Capital Humano – ACH 2023/2037.

Teresa Rodrigues Dias considera que o compromisso da formação e da melhoria contínua dos Serviços Públicos, deve ser abraçado por todos, por ser um mecanismo primordial para o desenvolvimento das competências necessárias no exercício de funções no aparelho do Estado, evitando assim, a selecção de candidatos que não reúnam o perfil necessário para melhor servir os cidadãos, evitando, sobretudo, comportamentos desviantes, ligados a falta de transparência, corrupção, desperdício de materiais e a burocracia na Função Pública.