A Inspecção Geral do Trabalho (IGT) reforçou, na segunda-feira, em Luanda, o compromisso de actuar com imparcialidade, rigor e proximidade, os serviços de inspecção nas empresas de todo o país, de modo a garantir a dignidade dos trabalhadores e o cumprimento das empresas com a Lei Geral do Trabalho.
O compromisso foi firmado pelo inspector-geral do Trabalho, Manuel Bole, durante a abertura da XXII Semana Nacional da Inspecção, que decorre de 26 a 30 de Maio, sob o lema “IGT – 50 Anos, a Assegurar a Observância da Legislação Laboral”.
Manuel Bole esclareceu que a Semana Nacional da Inspecção marca o compromisso da promoção das condições laborais dignas, na defesa dos direitos fundamentais do trabalhador e o reforço da legalidade, em todo o país.
O inspector-geral acredita que a melhoria das condições laborais é um factor para a promoção da justiça social e da competitividade das empresas, por esta razão, está a ser reforçado o compromisso de actuação com imparcialidade, como centro das prioridades.
Para o efeito, Manuel Bole, apela a todos os inspectores e equipas técnicas envolvidas nesta Semana da Inspecção, a desempenharem o seu papel com profissionalismo, ética e sentido de missão.
“Os inspectores devem garantir que os princípios do trabalho digno sejam respeitados em cada local de trabalho a ser visitado. Esperamos que na sequência do último Encontro Metodológico, realizado este ano, sirva, também, para reforçar a pedagogia nas acções inspectivas, passando pela educação legal nas empresas, assim como a promoção da cultura do cumprimento voluntário da lei”, realçou o inspector-geral.
Manuel Bole destacou que num contexto da recuperação económica e desafios estruturais, a IGT tem um papel crucial na construção de um trabalho mais justo, transparente e produtivo, sendo que a eficácia das acções não depende apenas dos desafios institucionais e da qualificação dos quadros, mas também, do diálogo permanente com os parceiros sociais e da colaboração de outros organismos do Estado



























Deixa o seu comentário!