Durante a sua aula magna, Bento Satula falou sobre as Contra-Ordenações laborais, perspectivas e análise, em que destacou o regime jurídico do Decreto Presidencial 50/25, que estabelece como devem ser as relações jurídicas laborais, que consequências podem ter se não cumprirem convenientemente ou de forma defeituosa as obrigações que têm.
O professor alertou que em caso de incumprimento das empresas, o Decreto Presidencial estabelece a IGT para controlar, sensibilizar e depois instruir processos Contra-Ordenações laborais.
Benja Satula enalteceu a iniciativa do MAPTSS, pelo facto de entenderem que a lei não pode ser aplicada, sem antes haver uma campanha de sensibilização e entendimento sobre os diplomas, por esta razão, o seminário serve para que haja discussões para melhores soluções.