Durante a abertura do curso, o administrador para área financeira da ENAPP, Osmar Santos, realçou que o Executivo tem apostado na formação dos funcionários da Administração Pública e Central do Estado, para que possam responder às exigências que se impõem.
O administrador da ENAPP espera que a formação seja de relevância e que os participantes aproveitem os conhecimentos que forem dados, sendo que a formação é um elemento crucial, para que todos os dias as pessoas melhorem as suas contribuições pessoais, profissionais e sobretudo a nível do país.
O dirigente lembrou que a ENAPP é uma instituição colectiva, criada por Decreto Presidencial nº 18/19, com personalidade jurídica de direito público nos domínios da formação, pesquisa e consultoria, operando como centro de excelência para formação, investigação e divulgação.
Osmar Santos explicou que a ENAPP promove a qualificação da alta hierarquia e dos quadros executivos da Administração Pública e dos sectores empresariais públicos e privados, para garantir um desempenho mais eficaz e eficiente das respectivas tarefas, alinhadas aos planos estratégicos de desenvolvimento do país.
Osmar Santos salientou que a ENAPP passou por vários processos de transformação, que hoje contempla três escolas, incluindo o Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), Instituto de Formação de Finanças Públicas (INFORFIP) e a Escola Nacional de Administração (ENAD), a nova escola pública tem como órgão superintendido o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Os principais objectivos da ENAPP apontados pelo administrador, servem para contribuir com o aumento da eficiência e qualidade dos serviços públicos e privados, solidificação do crescimento económico e do desenvolvimento sustentável de Angola.
A ENAPP, realçou, deve, ainda, conduzir a pesquisa no domínio das novas técnicas de gestão e da ciência da administração e produzir conhecimentos para apoio à formulação e avaliação de políticas públicas.
No domínio formativo, realçou, a escola actua nas seguintes áreas, Administração Pública Central, Directa, Indirecta, Local, Autárquica e no domínio da gestão financeira e patrimonial do Estado, faz a preparação, execução e controlo do Orçamento Geraldo Estado.
Deixa o seu comentário!