De acordo com Teresa Rodrigues Dias, o Observatório Nacional do Emprego é uma estrutura do Ministério de Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, sob coordenação da Direcção Nacional do Trabalho, aprovado por via do Decreto Executivo nº 320/25 de 5 de Fevereiro.
A estrutura está enquadrada na iniciativa da Agenda Nacional do Emprego, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027, por via do eixo 3, programa nº 17, sobre o Emprego, Empreendedorismo e Formação Profissional.
O ONE surge para melhorar o mercado de trabalho, tanto no sector informal, como formal, com objectivo de gerar riqueza para famílias.
Os principais povedores de informação o ONE são o Instituto Nacional de Estatística (INE), Inspecção Geral do Trabalho (IGT), Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Instituto Nacional de Qualificações (INQ), Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) e o Instituto Nacional de Apoio as Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).
Deixa o seu comentário!