A Secretária de Estado para a Juventude, Danila Bragança, realizou ontem, 29 de Setembro, uma visita ao CINFOTEC – Centro Integrado de Formação Tecnológica, em Talatona, Luanda. A iniciativa enquadra-se na articulação que o Ministério da Juventude e Desportos tem vindo a desenvolver com diferentes sectores estratégicos para o desenvolvimento integral da juventude, com destaque para a formação técnico-profissional, reconhecida como uma das principais ferramentas de capacitação, inclusão social e económica dos jovens angolanos.

Durante a visita, foram apresentadas as múltiplas opções formativas no domínio técnico-profissional oferecidos pelo CINFOTEC, instituição sob tutela do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP). A Secretária de Estado manteve contacto com gestores e formandos, tendo sido informada sobre a dinâmica formativa da instituição.

Danila Bragança destacou o elevado nível de organização do Centro e as condições materiais e tecnológicas disponíveis, que asseguram uma formação de qualidade, com uma grande dimensão prática e adequada às exigências do mercado. Sublinhou ainda que a formação técnico-profissional desempenha um papel determinante na vida da juventude, ao oferecer não apenas conhecimentos e habilidades específicas, mas também ao facilitar a inserção rápida e qualificada dos jovens no mercado de trabalho. Daí afirmar que: “Ao frequentarem estas formações, os jovens tornam-se mais preparados para competir no mercado de trabalho, para empreender e contribuir de forma activa para o desenvolvimento sustentável de Angola”.

No encerramento da visita, a Secretária de Estado reiterou o firme compromisso do Ministério da Juventude e Desportos com a educação, a formação técnico-profissional e a inserção dos jovens no mercado de trabalho à luz do PDJ – Plano de Desenvolvimento da Juventude 2025-2027, no qual advoga a colaboração e contribuição dos outros sectores.