O Instituto Sapiens, em parceria com o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), o Jurislab Consulting e o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), promovem de 20 a 24 de Outubro de 2025, uma série de workshops sobre o “Alinhamento da Força de Trabalho de Pesquisa para Competitividade no Mercado Internacional”.
Durante a abertura dos seminários realizada, hoje, em Luanda, pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Rodrigues Dias, revelou que a investigação científica representa um marco significativo para o sector e para o país. Num contexto global, impulsionado pelo conhecimento e pela inovação, que se assume como alicerce do desenvolvimento sustentável e o motor de transformação das sociedades.
A investigação científica, destacou, promove o adiantamento tecnológico, melhora produtos e serviços e permite aproximar o saber académico das exigências reais do
mercado de trabalho e dos desafios do serviço público, como é o caso da
modernização e desburocratização das instituições públicas, processo que se
encontra em curso no país.
Ao longo desta semana de trabalhos, disse, vai se procurar alinhar a ciência à empregabilidade, inovação à produtividade e a investigação à transformação
social, reforçando o compromisso de Angola, com uma ciência aberta, responsável e orientada ao impacto positivo na sociedade.
Deste modo, sublinhou, estamos perante uma oportunidade para unir esforços, fortalecer capacidades institucionais e consolidar práticas, que aproximem o país aos padrões internacionais de excelência académica e profissional.
A ministra destacou que esta série de workshops tem como objectivos principais alinhar a formação, actuação e gestão da força de trabalho científica, às
exigências e boas práticas do mercado internacional de pesquisa, promovendo a empregabilidade e mobilidade dos pesquisadores.
Os seminários vão capacitar equipas institucionais para diagnosticar, planejar e adoptar práticas de benchmarking (melhoria de desempenho das empresas), gestão, financiamento e parcerias, que assegurem compatibilidade e reconhecimento internacional dos diplomas, projectos e competências científicas produzidas no país.
O evento vai, também, facilitar a transformação dos resultados de pesquisa e projectos acadêmicos em soluções práticas, produtos, serviços ou recomendações que respondam tanto a desafios nacionais, quanto a padrões internacionais de qualidade e aplicabilidade, assim como estimular universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos e parceiros sociais.
O processo serve para construir colaborações estruturadas, abertas à cooperação internacional, com impacto directo na formação, empregabilidade e mobilidade dos profissionais científicos, promover uma cultura institucional de melhoria contínua, responsabilidade, transparência e alinhamento com padrões
internacionais e metas estratégicas, para o desenvolvimento sustentável, assim como para a inserção da ciência nacional no cenário global.
Teresa Rodrigues Dias revelou que através das plenárias e sessões práticas, serão debatidos temas cruciais como o regime jurídico da investigação científica, modelos de financiamento sustentável, responsabilização institucional, parcerias estratégicas entre universidades, centros de investigação e o sector produtivo.
“Auguramos que este exercício, nos conduza à consolidação de um modelo de pesquisa que seja consentâneo aos problemas contemporâneos que o mercado
angolano enfrenta. Por esta razão, agradeço, de forma muito especial, a presença dos distintos pesquisadores que, sem medir esforço, acorreram a este Evento, para contribuir com as suas experiências, tornando a presença de Angola na arena da pesquisa interna e externa, um facto incontornável, dado que a globalização impõe que os problemas locais encontrem soluções globais”, considerou.
A titular da pasta do MAPTSS reiterou o compromisso do Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social em continuar a apoiar iniciativas que valorizem o conhecimento, promovam a empregabilidade e reforcem o papel das instituições no cenário internacional.
Ao Instituto Nacional de Segurança Social, Instituto Sapiens e a Jurislab
Consulting, enalteceu, enquanto promotores do evento, pediu que continuem a
brindar com iniciativas desta natureza, que contribuem de forma significativa,
para o aperfeiçoamento da investigação cientícia e da qualificação dos recursos
humanos em Angola.
Deixa o seu comentário!