Mais de 400 quadros da Função Pública começam, a partir de amanhã, em Luanda, a receber formação sobre o novo modelo de Avaliação de Desempenho, que decorre até dia 5 de Dezembro, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP).
De acordo com o secretário de Estado da Administração Pública, Domingos Filipe, que fez a apresentação do programa do seminário sobre Avaliação de Desempenho, hoje, a formação tem como objectivo avaliar a qualidade do serviço prestado e o nível de concretização das acções alcançadas pelos agentes públicos, assim como promover a excelência e a melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos e à comunidade.
Domingos Filipe considera, ainda, que o programa não termina apenas com a formação, porque cada participante terá a responsabilidade de promover sessões internas nos seus organismos, partilhar instrumentos de trabalho, apoiar superiores hierárquicos e colaboradores, assim como contribuir para que, a partir de Janeiro de 2026, o Regime de Avaliação de Desempenho dos Funcionários Públicos, seja cada vez mais uma realidade em toda a Administração Pública.
“Estamos a dar início a um movimento colectivo que exige conhecimento, mas exige igualmente, espírito de missão, compromisso com o interesse público e capacidade de liderança”, explicou.
Na ocasião, o dirigente pediu às centrais sindicais para acompanhar o processo com sentido de diálogo e responsabilidade, aos profissionais, que se dediquem na concepção, organização e coordenação do programa de formação.
“O desafio que temos pela frente é exigente, mas também inspirador. Estamos a construir uma Administração Pública orientada para resultados, comprometida com o mérito, fiel ao princípio da dignidade da Função Pública, guiada pela convicção de que o serviço público é, acima de tudo, uma missão de cidadania. Por esta razão, a avaliação de desempenho é um mecanismo de controlo e instrumento de desenvolvimento para a melhoria contínua, assim como a valorização de competências e de reforço da cultura organizacional”, destacou o secretário de Estado.
No seminário, disse, serão fortalecidas as competências de liderança e gestão, com vista a potenciar os níveis de eficiência dos serviços.
A formação, revelou, é destinada aos titulares de cargos de direcção e chefia dos órgãos centrais, locais e de soberania, assim como, dos institutos públicos, que vão ter a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o novo modelo de avaliação de desempenho, compreender os princípios, dominar os procedimentos estar preparados para conduzir a sua implementação com rigor e responsabilidade.
De acordo com Domingos Filipe, mais do que uma acção de formação, este é um processo de capacitação estratégico, que pretende transformar cada participante num agente de mudança, capaz de multiplicar conhecimento e orientar as suas equipas na adopção de práticas modernas de gestão e de avaliação.
O secretário de Estado garantiu que a formação conta com uma equipa de formadores experientes, conhecedores profundos da legislação e das metodologias que sustentam o novo modelo, além da colaboração da ENAPP que mais uma vez assume um papel fundamental como instituição executora, garantindo a logística, organização técnica e a qualidade das condições de aprendizagem.
Deixa o seu comentário!