Na ocasião, o director para Inclusão Financeira do Banco Nacional de Angola (BNA), Edilson Pimenta reconheceu que o acordo celebrado entre o INSS e o Standard Bank, representa o compromisso com o sistema financeiro, com a protecção social de milhares de famílias e a construção de um futuro mais inclusivo.
Edilson Pimenta considerou que aqueles que são menos visíveis com a sua actividade laboral, podem contribuir para o crescimento económico do país.
O BNA, destacou, tem a responsabilidade de promover políticas e regulamentação adequadas, que estimulem os serviços financeiros inclusivos, para o efeito, é necessário criar condições para que cada cidadão tenha a oportunidade de aceder aos serviços financeiros de forma simples, segura e adequada às suas necessidades reais, condição socioeconómica e localização geográfica.
A experiência internacional, disse, demonstra que a estratégia nacional de inclusão financeira, tem o potencial de acelerar o progresso nesta matéria, “por isso, procuramos transformar estas estratégias e elaborar em conjunto com diversos parceiros, reduzindo as barreiras para que o sistema sirva a todos”, apelou.
O dirigente reconheceu que esta parceria vai dar aberturas para que os empregados domésticos possam ter acesso ao microcrédito, produtos de seguro de saúde, acidentes de trabalho e de vida, assim como a cobertura indirecta dos seus dependentes.