O Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de SegurançaSocial (INSS), Anselmo Monteiro, informou, nesta segunda-feira, que a instituição está comprometida em garantir uma proteção social mais sólida e sustentável, capaz de responder às exigências de uma sociedade em rápidas mudanças.

O dirigente falava durante a apresentação dos resultados alcançados pelo INSS, em alusão ao 35° aniversário da Segurança Social, assinalado a 27 de Outubro.

O PCA considera ser fundamental que a instituição trabalhe para garantir que todos os grupos sejam devidamente protegidos e beneficiados, assegurando cuidados complementares, pensões, subsídios de desemprego e outras prestações sociais.

Anselmo Monteiro destacou, ainda, a importância de uma governação financeira transparente e eficiente, sustentada na diversificação dos investimentos, assim como numa gestão criteriosa das reservas técnicas, conforme o regulamento aprovado, que visa reforçar a sustentabilidade financeira do sistema.

O PCA realçou, também, o papel do planeamento estratégico 2025–2027, que vai orientar o novo ciclo de desenvolvimento institucional do INSS, com enfoque na modernização administrativa, transformação digital, simplificação de processos e valorização do capital humano.

“Queremos fortalecer a capacidade institucional, adoptar uma visão de equipa e promover a consciência colectiva, aumentando a eficiência e melhorando a comunicação interna e externa”, acrescentou.

O dirigente sublinhou que o Dia da Segurança Social constitui uma oportunidade para reflectir sobre os progressos alcançados e renovar o compromisso com a proteção dos cidadãos.

O Dia da Segurança Social em Angola, realçou, serve para reforçar o compromisso com a construção de um futuro mais seguro, sustentável e próspero para todos os contribuintes e beneficiários.

A cerimónia de comemoração da Segurança Social encerrou com um momento cultural, incluindo a leitura de um poema pela declamadora Marisa Otávio, simbolizando o caráter humano e solidário da missão da segurança.