A escola, que tem a capacidade formativa para albergar 120 formandos, em sistema de internato, vai capacitar jovens nas áreas da agricultura, carpintaria, electricidade, serralharia civil, informática, mecânica e outras especialidades técnicas que vão estimular a geração do autoemprego a nível da província.
Durante o acto de inauguração, a ministra, acompanhada do governador da Huíla, Luís Nunes, disse que a Cidadela Jovens de Sucesso da Matala encontra-se enquadrada no programa de Reforço do Sistema Nacional de Formação Profissional, contido no PDN 2018-2022.
De acordo Teresa Dias, para a sua prossecução foi financiada pela linha de crédito israelita, por via da Mitrelli, comportando as obras de construção, equipamento, formação da equipa interna, elaboração de materiais didáticos e assistência técnica, gerando postos de trabalho directos eindirectos”, explicou.
Segundo a ministra, com o funcionamento da Cidadela Jovens de Sucesso da Matala, dúvidas não subsistem de que dela beneficiarão não só os adolescentes e jovens do município da Matala, como de igual modo, os dos distintos municípios, comunas e aldeias da província da Huila, pois, tal realidade já se tem constatado nas Cidadelas Jovens de Sucesso das Províncias de Luanda, Cabinda e Malanje.
Teresa Dias deu a conhecer que a Cidadela Jovens de Sucesso são infraestruturas totalmente apetrechadas, com um formato torcido para a reintegração social, direcionadas, primordialmente, para adolescentes e jovens e, dentre outros, no ramo da formação profissional, com
equivalência escolar para os cursos de agricultura, carpintaria, electricidade, serralharia civil e informática.
Ainda hoje, a ministra também procedeu e entrega de microcréditos a um grupo de 219 jovens emprendedores locais no âmbito do lançamento Provincial do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE) na Provincia da Huíla.
Para além dos microcreditos, o programa de lançamento do PAPE atribuiu ainda kits e ferramentas de trabalho a outros empreendedores da província para garantir a manutenção dos seus projectos e a geração de outros postos de emprego.
Deixa o seu comentário!