Muitos beneficiados demonstram, hoje, satisfação com o programa do Executivo, por apoiar jovens à procura de emprego e em situação de vulnerabilidade.

Os requisitos para inscrição  ao programa JOBE pode ser feito através do site electrónico www.inefop.gov.ao, ou através dos Centros de Emprego e de formação, espalhados pelos país.

A Agenda Nacional de Emprego, aprovada pelo Decreto Presidencial 226/23 de 05 de Dezembro,  é um instrumento de coordenação das acções que concorrem para a promoção da empregabilidade, visando elevar a participação dos cidadãos no mercado de trabalho, por meio das Políticas Activas de Emprego.

Para a sua materialização, foi, igualmente, aprovado o Decreto Presidencial n.º 133/23 de 01 de Junho, sobre o Fundo Nacional para o Emprego de Angola (FUNEA), como um mecanismo estratégico de apoio à empregabilidade e ao empreendedorismo no país.

Nesta conformidade, as acções por implementar têm como missão a promoção e criação de emprego, inclusão sócio-económica de jovens e mulheres, assim como o fortalecimento das actividades produtivas nas comunidades.

Cerca de 21 jovens que fizeram estágio no Supermercado Candando, receberam certificados, ontem, econsequentemente foram absorvidos ao mercado de emprego.

Uma das contempladas, Marizeth Augusto, de 21 anos, vive em Talatona, fez o estágio com remuneração, na área de reposição, durante três meses, e felizmente foi admitida para trabalhar.

A jovem gostou de fazer o estágio e aconselha outros jovens a abraçarem também essa oportunidade, que foi conseguida através da UIMO.

José Matita é outro jovem que agradece a oportunidade, por ter recebido o micrócredito e empregar outros jovens na área de panificação.

O MAPTSS atribuiu menção honrosa as empresas  do Candando, Kero, Sistec, Sonils, BatQi, ADRA e Max, pelo reconhecimento na parceria com os estágios profissionais.