Ministra Teresa Dias inaugura Escola Cidadela Jovens de Sucesso da Matala

  •   Qua, 18 de novembro de 2020, 8:33
  •   70 Views
  •   0
  •    

A Ministra da Administracao Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, procedeu, ontem, com a inauguração da Escola Rural de Capacitação em Artes e Ofícios “Cidadela Jovens de Sucesso” da Matala, província da Huíla.

A escola, que tem a capacidade formativa para albergar 120 formandos, em sistema de internato, vai capacitar jovens nas áreas da agricultura,   carpintaria, electricidade, serralharia civil, informática, mecânica e outras especialidades técnicas que vão estimular a geração do autoemprego a nível da província.

Durante o acto de inauguração, a ministra, acompanhada do governador da Huíla, Luís Nunes, disse que a Cidadela Jovens de Sucesso da Matala  encontra-se enquadrada no programa de Reforço do Sistema Nacional de Formação Profissional, contido no PDN 2018-2022.

De acordo Teresa Dias, para a sua prossecução foi financiada pela linha  de  crédito  israelita,  por  via  da  Mitrelli,  comportando  as  obras  de construção,  equipamento,  formação  da  equipa  interna,  elaboração  de materiais  didáticos  e  assistência  técnica,  gerando postos  de  trabalho directos eindirectos”, explicou.

Segundo a ministra, com o funcionamento da Cidadela Jovens de Sucesso da Matala, dúvidas não subsistem de que dela beneficiarão não só os  adolescentes e jovens do   município   da   Matala,   como   de   igual   modo,   os   dos   distintos municípios, comunas e aldeias da província da Huila, pois, tal realidade já se tem constatado nas Cidadelas Jovens de Sucesso das Províncias de Luanda, Cabinda e Malanje.

Teresa Dias deu a conhecer que a Cidadela Jovens   de   Sucesso são infraestruturas totalmente  apetrechadas,  com  um  formato torcido  para  a reintegração  social,  direcionadas, primordialmente, para  adolescentes  e jovens e, dentre   outros, no   ramo   da formação   profissional,   com
equivalência   escolar  para   os   cursos   de   agricultura,   carpintaria, electricidade, serralharia civil e informática.

Ainda hoje, a ministra também procedeu e entrega de microcréditos a um grupo de 219 jovens emprendedores locais no âmbito do lançamento Provincial do Plano de Acção de Promoção da Empregabilidade (PAPE) na Provincia da Huíla.

Para além dos microcreditos, o programa de lançamento do PAPE atribuiu ainda kits e ferramentas de trabalho a outros empreendedores da província para garantir a manutenção dos seus projectos e a geração de outros postos de emprego.

Fonte:

Este poste foi útil para si?

Deixa o seu comentário!


Translate »