Centro de Segurança e Saúde da Zona Económica volta a entrar em funcionamento

  •   Qua, 03 de abril de 2019, 2:25
  •   491 Views
  •   1
  •    

O Centro de Segurança e Saúde no Trabalho da Zona Económica Especial volta a entrar em funcionamento a partir de Hoje, com vista a dar início a um estudo de caso, numa abordagem de projecto-piloto, envolvendo mais de trinta empresas que operam naquele recinto.
As empresas servirão de amostra representativa de cada uma das indústrias instaladas no local com vista a recolha de subsídios que contribuam para a formulação de políticas públicas em segurança, higiene e saúde no trabalho (SHST).
Para tal, deve através de projectos simples, intervir na investigação das causas dos acidentes de trabalho e doenças profissionais, pois, com a diversificação que se pretende da economia do país, serão gerados diferentes processos produtivos, cujos riscos profissionais podem, pela inobservância das correspondentes medidas preventivas, exacerbar, num futuro breve, o actual quadro da sinistralidade laboral.
Com efeito, a acção do CSST será orientada para uma abordagem ajustada à prevenção dos riscos profissionais, promovendo junto das empresas boas práticas laborais e a criação de postos de trabalhos seguros, de acordo à legislação em vigor aplicável.
Para materialização dos aspectos acima referenciados, o CSST vai priorizar actividades relactivas a investigação das causas dos acidentes de trabalho, avaliação preliminar de riscos, avaliação da conformidade legal no âmbito da segurança, higiene e saúde no trabalho.
De igual modo vai efectuar visitas de estudo aos postos de trabalho, realizar campanhas de sensibilização, vai assessorar na criação de postos de SHST, bem como avaliar com instrumentação de medição ambiental do posto de trabalho.

 


 

Fonte: GCII / MAPTSS

Este poste foi útil para si?

Deixa o seu comentário!


Translate »